..

sábado, 14 de junho de 2014

São Pedro

O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.
Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.
Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaico, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.
Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.
Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.
São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.




O Dia de São João é comemorado no dia 24 de Junho. São João é conhecido como o "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos. 
Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e outros. 
Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina: pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho e, segundo a outra teoria, seria uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Junina.

A Festa Junina de São João
O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também possui várias comidas e doces típicos, como:


  • rapaduras,
  • amendoim,
  • bolo de milho,
  • curau,
  • canjica,
  • bolo de aipim,
  • paçoca,
  • etc.
     

Origem do Dia dos Namorados

A data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia 13, Dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo português casamenteiro. Santo Antônio também é conhecido como protetor dos noivos, e é tradição em Lisboa celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.

Há muitos anos atrás era comum no Brasil que as moças desesperadas para encontrar um marido tirarem o bebê dos braços das estátuas de Santo Antônio, prometendo que só iam devolver o bebê depois que encontrassem um marido.
Era comum também, e muitas pessoas ainda fazem hoje em dia, que as jovens colocassem a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo, prometendo que só mudariam a posição quando Santo Antônio lhes arranjasse marido. Estes rituais eram geralmente feitos na madrugada do dia 13 de junho.
No Brasil, a data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória conheceu o Dia de São Valentim no Exterior e trouxe a mesma ideia para o Brasil, porém adaptada, e desde então passou de uma data apenas comercial, para uma data romântica e de comemoração.

Tô de Ferias!!!




Às vezes precisamos de um tempo para renovar as energias por isso ter períodos de descanso ou ferias é muito bom para dar uma nova motivação e força para nossa vida.
É momento de curtir a família, os amigos, viajar e brincar de forma saudável. Mais não esqueça de tomar agua e ter uma boa alimentação, pois é necessário para ter ferias tranquilas.



Vai BRASIL Rumo ao Hexa!!!


Vamos juntos torcer pelo HEXA, sem violência, curtindo o futebol, a família e os amigos, com muita PAZ e UNIÃO.

Festividade das Mães



Festividades das Mães realizada na Escola Municipal Dr. José Queiroz no dia 23 de Maio de 2014.




 










Dia do Trabalhador

O trabalho é a busca do alento, do conforto, da sobrevivência.
Vencer obstáculos, buscar o pão, trabalhar com alegria na divina tarefa diária.
Conforta e alegra e possibilita a conquista de seu espaço.
Abre portas e realiza.
Trabalhar não é sacrifício, não é tortura. Pode ser algo prazeroso.
Permite toda uma estrutura profissional, te fazendo brilhar.
Ser um vencedor competente e alegre.


Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal1 , batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial (1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.


Encenação Paixão de Cristo


Encenação da Paixão de Cristo realizada pelos alunos da Escola Municipal Doutor José Queiroz, no dia 16 de Abril de 2014.