..

sábado, 30 de novembro de 2013

ATIVIDADES DESENVOLVIDA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - 2013


Acompanhamento Pedagógico


·       É  uma estratégia de intervenção que auxilia alunos e alunas com demandas específicas no âmbito da aprendizagem. A oficina ministrada por: Izabela Íris tem como objetivo geral estimular a autoestima do aluno e promover o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, por meio da leitura, utilizando sempre atividades diversificadas, dinâmicas e lúdicas.

     
Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser. ”(Magda Soares)

















Danças

A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.
Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.
A oficina ministrada por: Maria José tem como objetivo geral trabalhar a dança, visando como eixo principal o desenvolvimento da linguagem corporal nos alunos através das atividades aplicadas e da apresentação de uma coreografia.

Felizes daqueles que podem dançar. A dança é a forma de expressão sentimental mais sincera que existe.  
   “Stefhanie Figueirêdo"














Recreação / Lazer


 Essa dupla denominação está presente em nossos dias atuais e em geral utiliza-se a recreação para designar o conjunto de atividades, e o lazer para abordar o fenômeno cultural.
A prática esportiva também ajuda num mundo melhor com tudo de bom que traz para nós: saúde, autoestima, espírito de equipe, objetivos, entre outros atributos que com certeza, vem junto com o esporte. (Gustavo Borges )
   
Oficina  ministradas por: Ricardo Gregório. Tem como objetivo geral oportunizar o acesso à prática esportiva a todos os alunos das Escolas Públicas da Educação Básica, iniciando o atendimento com as escolas que participam do Programa Mais Educação.























Capoeira


 
 A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.


 Oficina  ministrada por: Sergio Alves; a prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.

       "Capoeira ela é completa, pois é preciso cantar, tocar, dançar, lutar, estudar o contexto histórico, ensinar e sorrir com humildade" Ru Aisó



















Nenhum comentário:

Postar um comentário